venerdì 20 agosto 2010

sabato 14 agosto 2010

Astronomia

A ultima noite de travessia foi feita sem lua, completamente, o que me fez apreciar o céu estrelado e ver diversas estrelas cadentes, muitas mesmo, parecia um bombardeio.

A astronomia, como a astrologia, foram ciências banidas, escondidas, e tenho descoberto coisas muito interessantes e uteis ao estudar essas ciências tão antigas e tão maravilhosas.

Pretendo aperfeiçoar a navegação astronômica e desenvolver o uso do sextante, creio que durante a viagem sera possível, já que tempo não vai faltar e a "sala de aula" vai estar a disposição..basta deitar sobre o convés em uma noite sem lua...

Da posição onde estávamos se podia ver e conseguimos identificar a Ursa Maior e Sagitário..infelizmente não tenho informações mais detalhadas sobre o assunto, mas prometo que iremos desenvolve-lo juntos.

http://astrodidattica.vialattea.net/mappedelcielo/all2.htm

martedì 10 agosto 2010

Golfinhos!!!



Estávamos navegando ao longo da costa italiana, mar Adriático, quando fomos saudados por um grupo de golfinhos, simpaticíssimos e muito ágeis executam acrobacias muito belas, no segundo 20 do video um deles executa um salto com uma inversão a 360°, lindíssimo e impressionante.

Foi a meu primeiro contato, assim tão próximo com esses mamíferos marinhos, a ternura e alegria com que festejam a nossa presença comove...

Velejando!!!






Primeira grande viagem a vela, veleiro Santippe, um Grand Soleil 39', barco marinho, estabilidade de rota muito boa, confortável


Porto de partida: Brindisi (sul da Itália), porto de destino Caorle (província de Veneza) tripulação:

Davide - capitão e armador
Renzo - segundo
Stefania - ajudante
Eduardo - aluno (hehehehe)

Viajei a noite toda de trem de Milão até Brindisi, em Bolonha conheço Davide e Stefania, trocamos idéias e impressões sobre o mundo da náutica Em Brindisi encontramos Renzo, formado o quarteto pegamos o taxi para a marina. Somos apresentados a Santippe!!!

Lindo veleiro de 39', projeto YOR, barco feito para navegar e não para impressionar os amigos.

Embarcamos e saímos do porto com um mar agitado, apos 10 minutos de navegação o mar se acalma e podemos velejar mais tranquilamente, 7 nos de velocidade a vela, muito bom.

Tentamos pescar mas os dois peixes que abocam a isca escapam...

Giramos a proa em direção a Croácia e suas 1100 ilhas, enquanto estávamos velejando protegidos pelo Gargano, tudo ia muito tranquilo mas quando perdemos a proteção da montanha começamos a pegar um mar confuso, e chacoalhamos bastante, noite difícil

O dia seguinte começou bem, navegamos até chegar na Croácia e começamos a subir em direção norte, entre as ilhas.

Esse ano a Croácia não foi invadida por turistas, seguimos tranquilos até chegar a Caorle, nova casa de Santippe.

Para mim, primeira e FANTÁSTICA, experiência a vela, aprendi muitíssimo e já me sinto seguro para empreender a primeira velejada com Honorina!!!