mercoledì 29 aprile 2009

Bote


Pois é, preciso de um bote, como o barco esta ancorado numa boia a marina oferece um serviço de taxiboat até os barcos ancorados em boias, mas das 10 da manha até as 16 horas...


Estou indo pra Inglaterra, quinta feira, dia 14 estarei em Gosport e vou trabalhar no barco, mas nao posso ficar preso ao horario da marina, até porque ja vou ficar no barco :):)!!!


E se de noite descubro que esqueci algo? Terei de esperar até o outro dia de manha? Nao, pego o bote inflavel e me vou.


A questao do motor ainda nao foi resolvida, existem muitas variaveis que eu nao esperava encontrar na questao da escolha do motor, servem mais estudos!!!

P.S. a foto é um particular do Rio d'ouro em Vila Nova de Gaia, Porto- Portugal, magico...

martedì 28 aprile 2009

Um pouco de poesia


Eppure soffia


E l'acqua si riempie di schiuma il cielo di fumi

la chimica lebbra distrugge la vita nei fiumi

uccelli che volano a stento malati di morte

il freddo interesse alla vita ha sbarrato le porte

un'isola intera ha trovato nel mare una tomba

il falso progresso ha voluto provare una bomba

poi pioggia che toglie la sete alla terra che è vita

invece le porta la morte perché è radioattiva


Eppure il vento soffia ancora

spruzza l'acqua alle navi sulla prora

e sussurra canzoni tra le foglie

bacia i fiori li bacia e non li coglie


Un giorno il denaro ha scoperto la guerra mondiale

ha dato il suo putrido segno all'istinto bestiale

ha ucciso, bruciato, distrutto in un triste rosario

e tutta la terra si è avvolta di un nero sudario

e presto la chiave nascosta di nuovi segreti

così copriranno di fango persino i pianeti

vorranno inquinare le stelle la guerra tra i soli

i crimini contro la vita li chiamano errori


Eppure il vento soffia ancora

spruzza l'acqua alle navi sulla prora

e sussurra canzoni tra le foglie

bacia i fiori li bacia e non li coglie

eppure sfiora le campagne

accarezza sui fianchi le montagne

e scompiglia le donne fra i capelli

corre a gara in volo con gli uccelli


Eppure il vento soffia ancora!!!
P.S. a foto retrata um momento de reflexao, diante de um mar azul encantado. Paros - Grecia

domenica 26 aprile 2009

Rota

Saindo de Gosport, Sul da Inglaterra, indo fixar ancora em Londres!!! Depois de tomar umas pint's com os piratas londrinos, se volta ao mar.

A passagem do Canal da Mancha não é das mais simples, o mar é muito agitado, o projeto é atravessar já em direção à França, ou Bélgica.

Se entra por Le Avre e segue-se o Siena, com correnteza contra, depois alguns canais centrais e finalmente o Ródano, com correnteza a favor.

No caminho muitos vinhos, queijos e pães deliciosos!!! E muita, mais muitas paisagens de tirar o folego, inclusive um rio que passa por cima de si próprio!!! E', se passa do rio "La Loira", para um canal lateral, através de uma canal de metal que passa por sobre o rio, navegando!!!

Bem, isso nem é o começo ainda...hehehe.

venerdì 24 aprile 2009

Potencia


Barco a vela, vai a vela, como já sabemos redundantemente. Descobri hojeje que um barco como Honorina de 7 metros, comporta um motor de 4 a Hp.p.


Se diz que dois Hp a mais seriam bem vindos, portanto, 8, a questão é que os motores marinhos quando passam dos 6 para os 8 Hp aumentam 100% de peso, de 20 quilos vão pra 40!!!


Ora, arrastar 40 quilos a mais, na popa do barco ainda, dificulta muito a navegação a vela...


E nisso o motor foi sacrificado, sera de 4 a 6 Hp, até porque o negocio é velejar e não fazer graça.


Parabéns ao nosso ministro do STF que deu umas lambadas no capangueiro "mendes".

mercoledì 22 aprile 2009

Motor


Sim, é um veleiro, mas precisa de um motor auxiliar. Pequeno, porquerque o motor do veleiro é o vento (redundante hehehe), necessárioario para entrar no porto, manobrar etc.


Estou pensando nesse 8hp da Honda, 4 tempos e parece em bom estado. O motor mais a limpeza do casco (não tao fácil quanto parece) são as duas ultimas providencias antes do 1° giro de mar do Honorina!!!

Começa a preparaçao


Comprado o barco agora se faz necessária a preparação dele, manutenção e equipagem, é um mundo a parte esse da navegação a vela e vou atualizar o blog com os trabalhos que forem efetuados para a preparação de Honorina para a "Grande Viagem", hehe, devo voltar em duas ou três semanas e realizar uma limpeza geral e o tratamento da parte do casco que fica submersa.
No particular do interno se vê as cortininhas e almofadas...espero que agrade a alma feminina, já dizia Moitessier:
"E' muito difícil conciliar um barco, uma mulher e um trabalho".

Gosport


O taxi parou exatamente na frente da casa do Simon, vendedor do barco, conversamos um pouco e quando soube que eu era italiano/brasileiro logo a conversa pendeu para o futebol, foi engraçado ver o inglês levantar os braços e vibrar com o time dele.

To aqui escrevendo com a flamula do Portsmouth pendurada na parede.

Fomos caminhando até a marina (no verão aquela cidade deve ser um paraíso) das 10 às 16 horas a marina disponibiliza um barco para levar os clientes até o próprio barco que se encontra ancorado nas boias.
Fiquei la bem mais de 10 minutos, olhando tudo, apanhei até para abrir a porta...(percebi que o caminho do aprendizado é longo), la dentro é tudo muito compacto fogao, armario, camas, luzes, tudo bem planejado para economizar espaço.

Comecei a sentir que meus progetos maritmos eram possiveis com aquele PSI (puro sangue ingles), hehehehe.

Honorina é um barco ingles de 23', com duas quilhas, uma cama de casal e duas de solteiro, em madeira, tradicionalissimo.

Gastei o tempo restante sentindo o balanço do mar...conversando com aquele veiculo de sonhos que pedia pra ser solto, pedia para navegar...navegar...

Bournemouth‏

Bournemouth‏ é uma cidade litoranea, muito bonita e arborizada, cheia de velhinhos passeando e com muitas casas noturnas pra "galera" fazer a festa no verão, passei por umas 5 até chegar no hotel, e pasmem, o hotel tinha uma balada forte!!! Ainda bem que foi a Vanessa que reservou hehehehe.

A arquitetura da Inglaterra sempre me deixou espantado, e dessa vez não foi diferente, casas de papel com banheiros de plastico. Dormi como uma pedra.

E me fui

Peguei o trem para Torino as 5:15 da tarde do sábado.

Torino é uma cidade muito elegante e aristocrática, por todos os lados se vê a herança dos Savoia. Tomei um chá no bar (a gripe já estava me pegando), e me toquei pro aeroporto.

O motorista era um tipo simpático, falava com todo mundo e contava muitas historias, acidentes de transito sabia por dia, hora e participantes, em cada esquina uns 5. Uma "parada" antes do aeroporto desceu um homem, 40 anos talvez, e nosso motorista "simpaticão", reconhecendo nele
um colega de profissão, resolveu contar um caso visto por ele no transito de Torino...depois de 8 minutos parados, ele narrou o fato...fiquei pensando se ele agiu certo ou não, e por fim conclui que sim, afinal, ele não conhece o profissional que cometeu a imprudência, e , se ninguém criticar condutas incorretas elas se tornarão aceitáveis.

domenica 12 aprile 2009

Passagem comprada!!!


Faloww!!!!!!!!

Comprada a passagem pra Gosport, sábado 18/04, chego as 21 50 em Bournemouth, vou ter de ficar num hotel...

Dia seguinte vai ser o "encontro" com "ela", acho que se chamara Honorina (como minha nona), se não houverem disposições em contrario.

Vai ser emocionante, tenho certeza, meu primeiro barco!!! Veiculo dos meus sonhos!!!

Sinto até mais adrenalina no sangue, mais vida, mais força, agora sento e escrevo a tese do Doutorado com paz no coração e na mente!!!

Tem tanta coisa que gostaria de dizer, de descrever, tamanha é a alegria de ter dado esse passo tao importante!!!

Teremos tempo e espaço para trocarmos ideias!!! Afinal, serei o primeiro brasileiro, senão, o primeiro Gaúcho, senão o primeiro Serrano (hehehe), a cruzar a Europa da Holanda até a Grécia em barco a vela!!!

E' a FORçA DO PINHAO!!!!!!!

Abraço a todos!!!

11 de abril de 2009 - Inicio de tudo!!!

"Vamo de novo"

E' o lema de partida dessa nova fase de vida.

Aos 17 anos um jovem partia da casa de seus pais, apenas com o que possuía no coração e na mente.

Aos 30 partia de casa, para enfrentar o incógnito outra vez, continente Europeu, cultura, língua, mercado de trabalho completamente diferentes da São Chico e mesmo da Campo Bom querida, que tanto fizeram para construir o homem que se jogava nos braços do destino, com confiança.

Aos 37, pronto para o terceiro grande salto ao desconhecido, navegar por esse mundo fantástico que Deus nos deu, por esses 7 mares que compõem 4/5 do planeta. Aos amigos, ofereço essa alegria, condivido com vocês a realização de um sonho, que apenas começa, mas que já enche de sentimentos maravilhosos o coração duro desse Eduardo que vocês conhecem...

"Homem livre, sempre amarás o mar."